Pesquisa

Cultura digital, autoria e colaboração em rede: perfil, práticas e percursos dos professores da Educação Básica. Projeto de pós-doutorado apresentado ao programa de estágio pós-doutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes na chamada I para início em fevereiro de 2014, na Universidade Aberta, Portugal, sob supervisão do Professor Dr.José da Silva Ribeiro. Descrição: O Projeto Magalhães está inserido no Programa e-escolinha, ação do governo português para distribuição dos laptops educacionais aos alunos das escolas públicas e privadas. Segundo o documento de apresentação do projeto, o objetivo é “garantir a generalização do uso do computador e internet, potenciando acesso ao conhecimento”. As escolas contempladas são do 1◦ ciclo e o programa está inserido no Plano Tecnológico de Educação (PTE), criado em setembro de 2007, para realizar a modernização tecnológica das escolas portuguesas (Portugal, 2007). O plano busca interligar a infraestrutura tecnológica das escolas e disponibilizar conteúdos e serviços para alunos, docentes e não docentes. É importante verificar se o nível de letramento digital e apropriação tecnológica é o mesmo no caso dos professores egressos da Universidade Aberta em Portugal, uma vez que os resultados preliminares do Projeto Magalhães indicam que o uso das tecnologias em sala de aula não é realizado de forma efetiva em benefício da aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o perfil, a prática e os percursos dos professores atuantes na Educação Básica em Portugal na perspectiva da autoria e colaboração em rede.Início das atividades: Fevereiro/2014 - Conclusão: Agosto/2014.
Perfil, práticas e percursos dos professores da Educação Básica com cultura digital consolidada e ações efetivas de autoria e colaboração em rede. Edital Chamada Universal CNPq 14/2012, processo n: 482442/2012-3. Descrição: É necessário que essa cultura digital produza inovação pedagógica com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em sala de aula, extrapolando os muros da escola e se efetivando também na rede virtual. Quais seriam os elementos e percursos necessários para internalizar e consolidar a cultura digital nos professores da Educação Básica que estão inseridos no contexto de uma cultura escolar que é, em sua própria essência, analógica? O objetivo geral desta pesquisa é investigar o perfil, a prática e os percursos dos professores da rede pública da Educação Básica que se destacam no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na perspectiva da autoria e colaboração em rede. A proposta de investigação desta pesquisa está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica no campo dos Estudos Culturais e como sujeito da pesquisa elegemos professores da rede pública de educação básica que se destaquem no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação em sua prática pedagógica, tanto no contexto escolar (na sala de aula e no apoio aos colegas) quanto nos espaços virtuais da rede.
Início das Atividades: Outubro/2012 - Conclusão: Outubro/2016.
Letramento Digital, Autoria e Colaboração em Rede: Os Professores da Educação Básica e o Papel das Licenciaturas a Distância na Apropriação das Tecnologias Digitais. Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas do CNPq, processo n: 400504/2010-3. Descrição: Nos documentos governamentais que justificam a implementação de cursos a distância, encontramos inúmeras referências ao papel transformador da escola a partir da compreensão de que o professor é o principal sujeito capaz de promover mudanças na cultura escolar, na educação e na sociedade. A compreensão de uma escola (na visão do professor) como um espaço social, sensível à história e à cultura locais com uma ação afirmativa de inclusão digital, através da viabilização da apropriação dos educados das tecnologias de comunicação e informação, indica que a decisão em formar professores através da modalidade a distância não é apenas uma opção fundamentada em questões operacionais (tempo, limites geográficos e custos). Embora estes elementos façam parte da viabilidade técnica para a implementação de cursos na modalidade a distância (não podemos menosprezar os aspectos econômicos e jurídicos), a inserção desta metodologia com o forte agregado tecnológico inerente ao seu desenvolvimento, pode, na verdade, ter sido a premissa mais importante para a decisão estratégica de sua implementação. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as mudanças paradigmáticas na prática docente dos professores da rede pública concluintes de cursos de Licenciatura a distância, a partir da apropriação dos dispositivos tecnológicos e consolidação da cultura digital, através da utilização das ferramentas de autoria da chamada Web 2.0.
Início das Atividades: Agosto/2010 - Conclusão: Agosto/2012

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