sábado, 25 de novembro de 2017

Evento sobre gênero e práticas culturais

Ontem apresentei um trabalho escrito em parceria com Thelma Panerai (que também é professora do PPGEdumatec/UFPE) e Heitor Felipe (meu orientando de mestrado). Foi um dos artigos mais lindos que já escrevi até hoje e o evento foi o VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Interfaces com as relações étnico-raciais, que aconteceu em João Pessoa, na UFPB.

Com o título "DRAG QUEENS E REPRESENTATIVIDADE MIDIÁTICA: uma luta contra a violência simbólica", o artigo foi escrito com um fôlego e disposição de quem luta incondicionalmente contra qualquer tipo de preconceito. Pesquisamos a presença de duas drags brasileiras na rede, especificamente em dois canais do Youtube: o canal Para Tudo, da Lorelay Fox e o canal da Pabllo Vittar. A estratégia das duas drags na rede apresenta elementos em comum fundamentados no amor e na aceitação. São atitudes, imagens e discursos que talvez não sejam suficientes para conter a onda conservadora e hostil que estamos observando na sociedade, atualmente. Entretanto, é um movimento que vem crescendo e, a cada nova opressão ou a cada ação de retirada de direitos e agressões ao grupo LGBTQ, aumenta a resistência e a união entre seus participantes.

O resultado do nosso esforço de pesquisa já apareceu hoje, essa linda que está ao meu lado na foto apresentou um trabalho maravilhoso e também ficou emocionada com o que levamos para apresentar. Foram muitos abraços, beijos e promessas de um encontro futuro porque o amor é poderoso. Sim, é possível escrever um trabalho acadêmico com tanto amor que as pessoas se sintam tocadas, contempladas e aceitas. Meu coração está transbordando com tanto carinho que foi devolvido: muito obrigada por me mostrar que podemos nos unir e fazer a diferença, Karlesson Lennon!!

Link para o artigo (coloquei a nossa versão mesmo, não estamos em tempo de esperar por nada, a luta é necessária e urgente!.

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics