sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Notas sobre o ICCI (6)

A qualidade dos trabalhos apresentados no X ICCI foi surpreendente, não apenas em relação ao aspecto inovador das propostas de pesquisa, mas também em relação ao rigor conceitual e metodológico utilizado. Tenho sempre a impressão de que quem trabalha com assuntos que escapam do rigor acadêmico se preocupa excessivamente com os aspectos metodológicos e conceituais por uma questão de sobrevivência mesmo. Assim, tivemos trabalhos inovadores e absolutamente fora das "caixas acadêmicas", mas extremamente estruturados e fundamentados. Os títulos dos artigos já despertavam a curiosidade de quem estava nos corredores, trabalhos como Robocop e a Pós-Modernidade: Uma análise do corpo biocibernético-monstruoso, Os relatos pessoais da cidade: as micronarrativas de Humans of New York, Eu sou a Universal! A publicidade iurdiana e a concretude da felicidade terrena, entre outros, foram muito bem recebidos por todos.

Na sessão em que eu estava, tive a satisfação de ouvir a apresentação de Gustavo Lins com Lado nix: web-série ou série na web? Análise dos termos através de estudos narrativos em mapas, a Amanda Bueno com Anitta Oficial: a construção da imagem de celebridades na rede, a Lucille Batista com Espantos inesgotáveis: análise do uso de imagens em comunidades virtuais educativas no Facebook e a Izabel Lima com Texturas Sonoras: acessibilidade e ludicidade nos áudio games. Eu aprendi tanto nesse evento, levei tantas sacudidas epistemológicas que estou reconstruindo os meu foco de pesquisa para o próximo ano. Aliás, 2014 foi o ano de sair da caixa e enfrentar um mundão de ideias, conceitos e perspectivas tão diferentes do que eu estava acostumada que estou precisando de um freio de arrumação para me organizar internamente. Só tenho a agradecer aos participantes que vieram de longe para compartilhar as suas produções, interagir e prestigiar o nosso evento. Muito obrigada!

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics