sábado, 1 de março de 2014

Defesas em 2014: entre mortos e feridos, salvaram-se todos!

O ano começou com muitas novidades, correria, suspense, angústia e como não poderia deixar de ser, as defesas dos meus dois orientandos concluintes em 2014: Eber Gustavo Gomes e Thaís Oliveira. Os dois trabalharam bastante e apresentaram resultados excelentes com suas pesquisas. Eber abriu a temporada de defesas do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec da UFPE, com a dissertação intitulada "Diz-me o que escreves que te direi quem és: percursos adotados pelos professores autores/conteudistas ao produzirem materiais didáticos para o programa E-TEC Brasil". Eber entrevistou os professores autores de vários cursos no âmbito do E-Tec em Pernambuco, acompanhou a formação de todos eles e analisou os materiais elaborados e sua aplicação. Os resultados encontrados indicam que os professores são bastante tradicionais na elaboração dos materiais, reproduzem o modelo do ensino presencial em suas estratégias didáticas e utilizam muito pouco os recursos digitais disponíveis. Para compor a banca examinadora, estiveram presentes o Professor João Mattar como examinador externo e a Professora Thelma Panerai como examinadora interna.

No mês de fevereiro, tivemos a segunda defesa do Programa com a dissertação de Thaís Oliveira Lima, intitulada "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado: a atuação docente a distância em sites de redes sociais na perspectiva da colaboração em rede". Ela analisou a atuação nos sites de redes sociais de cinco professores, todos acadêmicos renomados no campo da Educação e Tecnologia e fez um cuidadoso registro diário das observações para analisar as estratégias de atuação na perspectiva da colaboração em rede.Thaís usou o referencial teórico de Raquel Recuero para analisar a atuação dos professores considerando a visibilidade, reputação, popularidade e autoridade. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados não efetivam ações de colaboração em rede e não conseguem reproduzir nos espaços virtuais a mesma condição que possuem no meio acadêmico. A utilização do Node XL como ferramentas para compor as redes dos sujeitos pesquisados foi bem interessante porque foi feita depois das análises das observações e confirmaram os resultados encontrados anteriormente. Na banca examinadora, estiveram presentes a Professora Patricia Smith como examinadora interna e Ivanda Martins (UFRPE) como examinadora externa. Eu fiquei muito feliz com os resultados dos trabalhos, os dois correram muito para defender antes do prazo por causa da minha viagem para o pós-doutorado. Tenho que agradecer muito o empenho dos dois, eles foram fantásticos e posso afirmar com segurança que nós realmente formamos um time! Parabéns aos dois!

#Não posso deixar de registrar o papel da torcida dos colegas que estiveram presentes, vibraram, aplaudiram e até trouxeram cartazes! A lapada acadêmica é inevitável, como diz o meu querido Walter Matias (que esteve presente na minha banca de doutorado): - "Ninguém é doutor (ou mestre) impunemente". É essencial estar preparado e aguentar a lapada!

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics